quem somos


isto é um fluxo de vida, um chegar permanente, minuto a minuto, a um presente que pode ser um mescla de situações. Se olhasse para ti veria uma mescla de outras vidas e tu és essa mescla, tu és fatias de outros que também são fatias, ou melhor, conjunto de fatias que também são tuas. Isto porque vivemos todos mais ou menos as mesmas situações, mas em tempo diferentes e passamos por lugares diferentes, experiências diferentes. Tu significa que tens um conjunto de fatias de vida diferente de outros. Mais um pouco à frente, tu és a tua rede neuronal, um conjunto de conexões neuronais que te fazem tu mas que outros também viveram, em contextos diferentes, em tempos diferentes, a ritmos diferentes. O que faz de nós o outro é a interceção, há fatias que são comuns, outras não, serão comuns a outros. A impressão do outro são essas fatias que reconhecemos como sendo nossas. Se são muitas coincidências há empatia. Se são muito diferentes receamos. A empatia vai de se saber que o outro sou eu, em fatias diferentes.

4 thoughts on “quem somos

  1. O que cada um vive pode ser semelhante, mas a reacção a essa vivência pode ser muito diferente. Eu diria que é essa reacção, e não o vivido, que cria a empatia.

    1. o vivido representam maior número de interações e de ligações na rede neural. E cada um de nós é a sua rede neuronal. A reação vem depois. Quanto maior o número e densa a rede neuronal é mais feliz és, porque terás mais soluções, e terás assim maior sucesso. Tudo isso depende muito das interações sociais que fizeres e também da reflexão que fizeres.

  2. Claro que a reacção depende da rede neuronal, formada em grande parte pela experiência de vida que cada um tem e o leva a tomar esta ou aquela atitude. Acho que é essa experiência que está nas “fatias” de que falaste.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s